Representantes de Maracaju participam de capacitação para fortalecer vínculos e ampliar rede de atendimentos em assistência social no Município
O evento é parte das programações da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, da Prefeitura de Sidrolândia. De Maracaju, participaram um conselheiro tutelar, dois orientadores sociais do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e duas técnicas que trabalham em alta complexidade.
Em Maracaju, segundo a Secretaria de Assistência Social, poucos são os casos de violência e de trabalho infantil registrados, mas quando há casos e eles são denunciados, as equipes especializadas procuram prestar todo atendimento, tanto à família envolvida, quanto à criança. “Nosso forte é trabalhar na prevenção e orientar as famílias, principalmente as que estão em maior vulnerabilidade. Por isso, nada melhor do que capacitarmos quem está na linha de frente à este tipo de atendimento. Temos de ter sensibilidade para melhor conduzir cada caso”, enfatizou a Secretária que atuou por nove anos como conselheira tutelar em Maracaju, Leiza Karen Barbosa.
Denúncias
Em casos de denúncia contra exploração e trabalho infantis, ou mesmo em caso de violência e abusos, o recomendado é o Disque 100, ou atendimento via Conselho Tutelar e CREAS. Em Maracaju, a Prefeitura mantém ainda atendimentos especializados em grupos de fortalecimento às famílias e um serviço de convivência e de fortalecimento de vínculos, o Ação Jovem, atendendo jovens de 13 a 18 anos incompletos por meio de oficinas.
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms