Prefeitura de Maracaju amplia oferta de médicos especialistas para melhor atender a população
Por conta disso, a oferta de especialidades vem sendo ampliada desde o início de 2021 para melhor atender os pacientes. Atualmente, a prefeitura de Maracaju oferece mais de 40 médicos especialistas que atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). São 11 unidades de atendimento municipal, com uma unidade no distrito de Vista Alegre e outra no assentamento Santa Guilhermina.
Especialidades
Entre as especialidades, a prefeitura de Maracaju oferece: Psiquiatria/Saúde Mental, Neurologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Oncologia/Mastologia, Urologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Anestesista – especialidade de Dor e, ainda, Gastrologia, Pneumologia e Otorrinolaringologia.
O Município também credenciou as especialidades de dermatologia, reumatologia e mais um pediatra. O Secretário Municipal de Saúde, Thiago Caminha, disse que a prefeitura está trabalhando para abrir novos credenciamentos, seguindo uma série de especificações e para tentar ampliar ainda mais a oferta de médicos especialistas e evitar que os pacientes enfrentem deslocamento até Campo Grande.
“Devemos incluir, neste novo credenciamento, um infectologista e um geneticista, que faz o diagnóstico de doenças genéticas que acometem muitas crianças, e temos aqui em Maracaju muitas crianças que precisam fechar esse diagnóstico. Estamos trabalhando com seriedade e muita responsabilidade para oferecer uma saúde de qualidade aos pacientes”, frisou Thiago Caminha.
Deverão ser abertos, ainda, procedimentos cirúrgicos na área de urologia, tratamentos de cálculos renais, lesões leves de próstata, cirurgias de nariz e garganta, realizadas no hospital Soriano Corrêa, conveniado com a Prefeitura de Maracaju, Governo do Estado e SUS.
Os atendimentos dos postos de saúde, quando em casos de cirurgia, são encaminhados pelos médicos especialistas para a cirurgia no hospital em Maracaju, que realiza procedimentos de baixa e média complexidade. Já os casos de alta complexidade, são encaminhados para hospitais de Campo Grande, da Rede SUS.
Outros serviços
Além dos médicos especialistas, a prefeitura mantém atendimentos terceirizados com outros profissionais da saúde, importantes para atender a demanda existente. Esses atendimentos são em fisioterapia, fonoaudiologia, exames laboratoriais, Raio X, tomografia e próteses dentárias.
Só em fisioterapia, por exemplo, neste primeiro quadrimestre de 2022, o Município atendeu mais de 9.200 pacientes. “Vamos tentar sempre melhorar. Nosso intuito é que todos tenham bom atendimento e que evitem o desgaste da espera e da dor”, destacou o secretário.
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms