Com produção anual de 4,65 milhões de toneladas, avicultores discutem ampliação da cultura no MS
Por Jhonatan Xavier
Na última quinta-feira (24) a Semagro (Secretaria de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar) realizou o evento “Diálogo para o Desenvolvimento das cadeias Produtivas da Avicultura”, em parceria com o Sebrae, onde foi apresentado o Plano Estadual de Incentivos à Avicultura no Mato Grosso do Sul.
Impulsionado por diversas demandas dos produtores, o evento discutiu propostas e diretrizes para ampliar a competitividade e fortalecer a produção de aves no Estado que atualmente geral mais de 50 mil empregos diretos.
Atualmente em Mato Grosso do Sul existem 2.098 aviários registrados. São 554 núcleos e produção anual de quase 4,65 milhões e toneladas de carne, conforme aponta a Semagro.
O coordenador da Câmara Setorial de Avicultura de MS, Adroaldo Hoffmann, apresentou o Plano que prevê a atração de novas indústrias, com foco no cooperativismo; produção alternativa de energia elétrica; manutenção e melhorias das estradas; fortalecimento do associativismo; mais emprego e renda e um dos principais itens que é a criação de um subprograma para concessão de incentivos financeiros. Em contrapartida o Governo concederia incentivos financeiros, para reinvestimento dos produtores na produção.
Ainda segundo a Semagro, o avicultor terá que seguir parâmetros de excelência como aplicação de tecnologias de sustentabilidade econômica, social e ambiental; dispor de energia renovável (solar, biomassa, etc) em substituição a energia regular, fornecida pelas concessionárias/cooperativas; aplicar regras e conceitos de boas práticas agropecuárias, especialmente nas questões de biossegurança, e bem-estar animal; entre outros requisitos.
Além disso, a proposta ainda prevê a criação do subprograma de incentivos financeiros para aves de corte no PROAPE, atrair novos empreendimentos com foco no cooperativismo, que os incentivos financeiros não sejam considerados receitas e sensibilizar prefeitos para a manutenção das estradas.
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms