Prefeitura de Maracaju participa de Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários do Cidade Empreendedora

Nesta segunda-feira (4), o Sebrae nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso promove o Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários de Desenvolvimento que atuam nos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora nas duas Unidades da Federação. Realizado em Bonito (MS), o evento fechado teve como tema central “Conectar para transformar” e contou com uma ampla programação voltada para trabalhar a liderança dos gestores públicos, promover boas práticas e apresentar iniciativas inovadoras capazes de impulsionar o crescimento das cidades e melhorar a qualidade de vida da população.
or meio de videoconferência a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou do evento e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo programa Cidade Empreendedora e do conteúdo apresentado durante o encontro. “Falar sobre gestão e aplicá-la é algo que faz a diferença, além disso, o Cidade Empreendedora permite que os prefeitos tenham os municípios na mão. Estamos passando por um momento difícil, de inflação e crise energética, e há uma série de desafios que precisam ser enfrentadas pelos gestores municipais, e com conhecimento e gestão é possível fazer a diferença”, comentou a ministra.
Com a duração de 15 meses, o Cidade Empreendedora é executado em Maracaju e mais 21 municípios de Mato Grosso do Sul e em 28 de Mato Grosso. Por meio do programa, são realizadas várias iniciativas que ajudam a transformar a economia e alavancar o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Feito em parceria com as lideranças e com a população, o Plano de Desenvolvimento Econômico é uma das entregas do Cidade Empreendedora e elenca as ações prioritárias para promover melhorias em cada município.
Presente no evento o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann ressaltou que essa parceria entre o município e o SEBRE é fundamental para o fomento das empresas locais, classificando que elas são as grandes responsáveis pelo fortalecimento da economia local.

“Desde o início, estamos cumprindo uma determinação do Prefeito Marcos Calderan que até por ser da área empresarial, sabe mais do que ninguém da importância de se apoiar o nosso comércio local, por isso, pedimos e convocamos nossos comerciantes e empresários, participem das oficinas, cursos e oportunidades que o Cidade Empreendedora traz para Maracaju, certamente, não se arrependerão e os resultados serão grandiosos para o seu negócio.” Explicou Agadir Mossmann.

Para o Prefeito Marcos Calderan o “Cidade Empreendedora” é um fomentador de oportunidades, classificando que o município não poderia ficar de fora desta edição e que aposta muito nos resultados da equipe do SEBRAE, convidando a classe empresarial a conhecer e usufruir do benefício do programa oportunizado pelo município.

“Estamos trabalhando de forma especial a incentivar os micros e pequenos negócios, apoiando e trazendo, através do Cidade Empreendedora em parceria com o SEBRAE, cursos de capacitação e ações que vão de encontro a melhoria da mão de obra de nossa cidade e o crescimento desses negócios. Maracaju é uma terra de oportunidades e um povo extremamente trabalhador e, com esse objetivo, vamos continuar trabalhando, transformando a nossa economia local.” Afirmou o Prefeito Marcos Calderan.

Palestras e painéis

Durante todo o dia, o Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários de Desenvolvimento promove dois painéis e onze palestras. Na manhã desta segunda-feira (4), o cronograma foi aberto por um painel que teve como tema central “Desenvolvimento sustentável, nova economia e suas perspectivas”. Entre os palestrantes esteve Jaime Verruck que expôs a agenda de desenvolvimento para o Estado de Mato Grosso do Sul.

Além dele, também participou do painel, Eduardo Riedel com a abordagem do tema “Gestão pública para resultados e eficiência de recursos”; e o procurador-geral adjunto de justiça institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPE/MS), Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, com uma palestra sobre o papel do MPE para o desenvolvimento dos municípios.

Também durante a manhã, foi realizado o segundo painel “Sonho compartilhado e a visão de futuro de um território” com a presença do empreendedor, case de sucesso, Geraldo Rufino, e do empresário Augusto Barbosa Mariano, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito.

Já no período da tarde, secretários e prefeitos se dividiram para participar de programações distintas que aconteceram de forma simultânea. Para os líderes do executivo, foram realizadas cinco palestras que abordaram temas como a transformação digital do desenvolvimento, a importância no Plano Plurianual para lidar com desafios, e de que maneira as equipes que atuam na administração pública podem ajudar a impulsionar o desenvolvimento.

Os secretários participaram de quatro palestras voltadas para as áreas de sustentabilidade e inovação; que falaram também a respeito do papel da função que desempenham, além da apresentação de boas práticas. Uma delas foi ministrada pelo conselheiro do CDE do Sebrae/MS e secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, que apresentou formas de utilizar as potencialidades do município para promover o desenvolvimento.

Por fim, no final da tarde, os secretários e prefeitos se uniram novamente e participaram de duas palestras – uma apresentou estratégias para que os municípios consigam atrair novos investimentos e a outra teve a proposta de expor aos participantes boas práticas para impulsionar o ciclo virtuoso da economia por meio das compras públicas. No período da noite, o grupo participou de um momento de networking e troca de experiências.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Com informações da Assessoria do SEBRAE

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: