Comitiva Cultural Camará esteve em Corumbá neste final de semana

 

 

O Projeto Comitiva Cultural Camará foi criado em 2019, pelo Grupo Camará Brasil, com a finalidade de levar a cultura afro-brasileira por todo o Estado do Mato Grosso do Sul.

O carro chefe do projeto é a Capoeira, mas pela riqueza cultural do estado outros valores culturais com afinidade a Capoeira foram agregados   nas apresentações como: Maculelê, Puxada de Rede, peças de artesanatos e roda de tereré.

O Grupo Camará Brasil criado a 20 anos pelo Mestre   Jaraguá com sede em Ponta Porã e com projetos nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Maracaju, Dourados e Deodápolis.

Segundo o Mestre Jaraguá a intenção do projeto e difundir a cultura do estado através de suas várias vertentes, o que nós proporcionamos uma imensa riqueza cultural.

  “Associamos algo que é exclusivo do estado como o tereré e a comitiva, incorporamos a capoeira e outras artes que se completam ou se assemelham e com isso, estamos mostrando a força e beleza e principalmente o bem que a capoeira faz em uma comunidade que passa a aderir essa arte, infelizmente tivemos uma interrupção por causa da pandemia, mas, vamos Voltar com toda a força”,   disse Mestre Jaraguá.

Neste final de semana a Comitiva esteve em Corumbá fazendo apresentação no espaço CAIJ CRIPAM ( Centro de apoio Infantil e Juvenil) que atende centenas de adolescentes e jovens, entre os programas do projeto está a capoeira sobre a coordenação do professor Aiuson Oliveira de Andrade.

O professor que organizou e recepcionou a comitiva que contou com capoeiristas de Campo Grande, Maracaju e Ponta Porã e a presença dos Mestres Jaraguá, Canibal e Marcos.

Conselheira Estadual de Cultura Tanilma Martins, presente no evento

 Estamos sempre presente nos eventos porque representamos a Capoeira, essa arte que por si só vem sobrevivendo com o passar dos anos, e podemos estar engajados e somar esforços e fazer com que a Capoeira do estado se torne cada vez mais, quando falo em nome da capoeira falo em nome de todos os estilos e por todos os grupos, é só através de uma união que poderemos vencer os obstáculos”, disse a conselheira.

Mestre Jaraguá finalizou a Comitiva agradecendo a todos os presentes pelo empenho e dedicação.

Essa é a capoeira, que une, que motiva, envolve e cria laços de amizades, Projeto Comitiva com certeza será uma forma de mostrar o que é a Capoeira e todos os benefícios que ele proporciona”

concluiu Mestre Jaraguá.

 

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: