Estados com economia baseada no agro devem liderar retomada

Um levantamento da MB Associados aponta que os Estados brasileiros cujas economias estão mais atreladas ao agronegócio devem registrar índices de crescimento maior em 2021 e liderar a retomada econômica do país no pós-pandemia.

Segundo o estudo, 15 Estados deverão registrar um avanço acima da média nacional neste ano — oito dos quais estão localizados nas regiões Centro-Oeste e Norte, além de grandes produtores agrícolas do Nordeste, como Piauí e Bahia.

 

De acordo com essa projeção, o Estado que mais deve crescer é o Mato Grosso (4,97%), bem acima da estimativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, de 3,2% em 2021. A menor taxa de expansão deve ficar com o Rio de Janeiro (2%).

Completam o grupo dos cinco Estados mais bem colocados no ranking de projeções da MB Associados Amazonas (4,78%), Rio Grande do Norte (4,37%), Piauí (3,99%) e Goiás (3,8%). No top 10, ainda aparecem Espírito Santo (3,75%), Rondônia (3,6%), Paraná (3,54%), Tocantins (também 3,54%) e Bahia (3,49%).

Estado mais rico do país, São Paulo tem um desempenho mediano, com projeção de crescimento do PIB de 3,35% em 2021 (mesmo índice do Acre), amargando a modesta 13ª colocação na lista.

As cinco unidades da federação que deverão registrar o pior desempenho são Rio (2%), Pernambuco (2,01%), Amapá (2,31%), Distrito Federal (2,4%) e Sergipe (2,47%).

“A tendência que já temos visto nos últimos anos e que permanece é que Estados com uma base de commodities fortes tendem a ter uma recuperação um pouco mais forte, como é o caso dos estados do Centro-Oeste especialmente”, afirma o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale.

 

Revista Oeste Com informações do G1

Foto: Estado que mais deve crescer é o Mato Grosso (4,97%), bem acima da estimativa de alta do PIB do Brasil | Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: