Programa SIMPAF de Maracaju se torna exemplo para municípios do Estado

Criado em Maracaju o Programa SIMPAF, que certifica a qualidade dos produtos alimentícios artesanais dos produtos da agricultura familiar virou referência para o município de Itaquiraí. Na manhã desta quinta-feira técnicos da prefeitura visitaram a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Maracaju para conhecer melhor o programa.

O SIMPAF é referência nacional, pois é o único programa no país que tem uma lei que certifica os produtos alimentícios artesanais para que eles possam ser comercializados de forma legal no comércio local, com isso, o município pode comprar estes alimentos e fornecer na merenda escolar.

“Eles viram a necessidade da implantação de um programa como este em Itaquiraí, na cidade tem bastante agricultor familiar e eles não conseguem vender o produto de forma legal, o projeto é uma forma de legalizar estes alimentos para venda”, disse o Coordenador de equipes técnicas da Sedema, Rodrigo Olegário.

Durante a reunião os técnicos conheceram também o SIM (Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal), Maracaju é um dos únicos municípios do estado que possui empresa e produto cadastrados no selo ARTE, que certifica os produtos alimentícios artesanais oriundos de origem animal.

Estiveram presentes na reunião o coordenador do SIM em Maracaju Pedro Bueno, e o médico veterinário Wlaugles Júnior, os técnicos da Secretaria de Agricultura de Itaquiraí, Anderson Silva e Jeferson Damasceno e também Manoel Domingues, da Vigilância Sanitária.
Assessoria

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: