Suspeita de desvio no rio Formoso deixa água do balneário municipal de Bonito turva e escura

Turistas e agentes de turismo registram o fenômeno de turbidez nas águas do Balneário Municipal de Bonito, a 296 quilômetros de Campo Grande. Segundo a prefeitura, nesta quarta-feira (21), o rio está aos poucos voltando ao normal e cristalina.

Em nota, o município informou que o água turva foi notada na manhã de ontem (20), quando o rio Formoso estava sem as tradicionais características e sem visibilidade. “A prefeitura e a SEMA (Secretaria de Meio Ambiente) suspeitam que esse fenômeno é resultado de uma alteração no curso do rio, que aconteceu no meio de um de seus banhados, no ano de 2017, após uma grande enchente”, informou.

A teoria é que o rio fez um pequeno desvio em trecho, em que aos poucos, o novo leito foi se alargando e entrando em um terreno que possui muito calcário de aluvião que está despejando sedimento e turvando o rio.

“Infelizmente, de tempos em tempos, vemos esse fenômeno de turvamento aumentar ou diminuir em função do excesso de sedimentos de calcário, que se dá em razão da própria natureza”, acrescenta a nota.

O local está sendo monitorado junto com especialistas em Geologia e Recursos Hídricos que deve apontas as causas e situações do rio.

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: