Com novos leitos para Covid-19, MS tem respiro e 31 vagas livre em UTIs

Na tarde desta segunda-feira (15), Mato Grosso do Sul ainda mantém respiro e consegue ter vagas disponíveis para pacientes da Covid-19. São 31 UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) livres após a implantação de novos leitos no Estado.

Além disto, o número de mortes causadas pelo coronavírus voltou a aumentar em MS. Assim, o número de vagas disponíveis também pode estar relacionada diretamente com as mortes. Ou seja, se um paciente em estado grave falece, a vaga utilizada por ele, acaba ficando livre para uma nova pessoa.

Assim funciona o Sistema de Saúde com grandes porcentagens de lotação. De acordo com o Painel Mais Saúde, são 93,28% das UTIs para Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Covid-19 ocupadas. O levantamento utiliza dados compilados nesta segunda-feira (15), até às 14h40.
Ainda que tenham 31 vagas em MS, o percentual de ocupação destes leitos é preocupante. De acordo com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a partir de 80% de lotação o cenário já é considerado crítico. E o Estado se mantém há algumas semanas com situação preocupante, à beira de um colapso.

Dos 631 leitos disponíveis para estas doenças, são 430 ocupados nesta segunda-feira (15). Existem ainda os leitos clínicos, que estão 61,55% lotados. Assim, dos 1.074 existentes em todo o Estado, 661 estão com pacientes de Covid-19 com quadros graves.
Midiamax

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: